Flebite: O que é, causas e tratamento

Dr. Victor Hugo

Dr. Victor Hugo

Médico vascular, especialista no tratamento de varizes e outras doenças vasculares, atuante em Fortaleza, Ceará.

A flebite é uma inflamação da veia que causa dor, vermelhidão e incômodo. O seu diagnóstico vem sempre acompanhado de ansiedade do paciente por medo de ser algo perigoso e que possa comprometer a saúde. Existe alguns pontos importante que você precisa saber sobre esse problema.

O que é flebite?

A flebite ou tromboflebite são usados para a mesma condição, vem do termo “fleb” significa veia e o termo “ite” inflamação, como ela sempre vem acompanhada de uma trombose na veia que piora ou causa a inflamação, pode ser chamada tromboflebite.

Quais os sintomas de uma flebite?

Os principais sintomas da flebite são:

  • Dor local
  • Vermelhidão
  • Aumento da temperatura no local
  • Nódulo ou enduração no local
  • Edema localizado

 

Esses sintomas quando associados à alguma das causas abaixo, aumenta muito as chances do diagnóstico ser de flebite.

Quais as causas da flebite?

A flebite pode ser causada por tudo que leva a uma inflamação da veia como agulhas ou algumas substâncias endovenosas, vale ressaltar que algumas doenças da coagulação que predispõe ao surgimento de trombos aumentam o risco de desenvolver a flebite ou tromboflebite.

As causas mais frequentes para o surgimento de flebites são:

  • Agulhas
  • Medicamentos endovenosos
  • Pancadas e traumas
  • Catéteres
  • Portadores de varizes
  • Espontânea

 

Uma primeira situação muito comum de ocorrer a flebite em quem é totalmente saudável e não tem nenhum outro problema de saúde é quando essa pessoa precisa ir a emergência médica por qualquer outra condição como gripes, resfriados ou até a famosa ressaca após uso de bebida alcoólica e recebe glicose na veia em altas concentrações.

A glicose é uma substância totalmente inofensiva, mas principalmente quando aplicada em veias de um calibre menor ou em altas concentrações pode levar a uma inflamação da veia no local (flebite), o que resulta em dor, vermelhidão e enduração que aparece algumas horas ou dias após o uso da substância endovenosa.

Uma segunda situação muito comum de surgir uma inflamação da veia em pessoas saudáveis é quando sofremos uma pancada na canela seja em casa ou praticando esportes.

A terceira situação é quando existe alguma veia doente, como as varizes, essas veias perdem a sua função de retorno venoso e o sangue acaba ficando muito tempo estagnado dentro da veia, levando à formação de trombos que causam a inflamação da veia.

A flebite é perigoso?

A flebite pode ser perigosa e oferecer riscos à vida quando ela é muito extensa e acomete a veia safena magna (uma veia da coxa), principalmente na região mais próxima da virilha, pois nessas situações existe o risco desse trombo migrar da veia safena para veias mais profundas e consequentemente para o pulmão, causando o tromboembolismo pulmonar, situação muito grave.

Fica o alerta para pessoas que apresentaram flebites espontaneamente, sem nenhum motivo aparente, principalmente quando isso aconteceu mais de uma vez, levanta uma suspeita para que exista alguma doença da circulação que predispõe à trombose e precisa de uma investigação mais profunda por um cirurgião vascular ou hematologista.

Porém, não precisa se assustar, a grande maioria das flebites são pequenas e com resolução espontânea, principalmente quando elas acontecem nos braços.

Qual o tratamento da flebite?

O tratamento da flebite é dividido em 2 pilares, são eles:

  1. Retirada do fator causador
  2. Controle da inflamação

 

Por isso os remédios usados são antiinflamatórios e analgésicos que podem ser tomados via oral ou usados em formas de creme para aplicação local.

Em casos mais graves, associados a tromboflebites extensas, principalmente aquelas que acometem a veia safena magna da perna, podem ser feito o uso de medicações anticoagulantes.

Pessoas também leram esses artigos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Agendar uma consulta