Endolaser: tratamento de ponta para as varizes

Autor: Dr. Victor Hugo

Médico vascular, especialista no tratamento de varizes e outras doenças vasculares, atuante em Fortaleza, Ceará.

O endolaser, laser endovenoso ou ablação térmica da safena com laser é uma técnica minimamente invasiva que substitui totalmente a retirada tradicional e cirúrgica da veia safena e outras varizes, considerado hoje o padrão-ouro no tratamento da veia safena magna.

A sua superioridade ao tratamento convencional é atribuído ao fato de ser um procedimento mais seguro, sem a necessidade de cortes, sem os risco de uma cirurgia convencional e sem os incômodos de um pós-operatório tradicional, tendo uma recuperação mais rápida e o retorno quase que imediato as atividades normais.

Nos centros mais modernos, com o aperfeiçoamento da técnica, esse procedimento pode ser realizado no próprio consultório ou clínica, dispensando ainda a necessidade de anestesia geral ou raquianestesia, graças a técnica de anestesia local com intumescência onde o médico vascular treinado realiza o uso apenas de soro fisiológico ao redor da veia que será tratada, dispensando anestesias maiores. Dessa forma, o procedimento torna-se extremamente seguro e minimamente invasivo.

Como ele funciona

No endolaser, ao contrário da cirurgia, não é mais necessário realizar cortes para retirar a veia doente. No tratamento com o laser, o objetivo é “queimar” a veia defeituosa, formando um cicatriz no local onde antes era a veia. Dessa forma, conseguimos redirecionar o fluxo de sangue para as veias normais, restaurando a circulação normal.

Para isso, o angiologista, identifica a veia doente pelo aparelho de ultrassom e punciona com precisão apenas a veia defeituosa na perna, procedimento semelhante à colher um exame de sangue, colocando um aparelho chamado introdutor na veia doente. Por esse aparelho é inserido uma pequena fibra que emite um laser por sua ponta, dessa forma o médico consegue posicionar o laser dentro das veias doentes, procedimento totalmente endovascular e minimamente invasivo.

Na desenho abaixo vemos uma demonstração do laser sendo ativado dentro da veia, causando a sua eliminação.

Demonstração da ação do endolaser

Vantagens do tratamento com laser endovenoso

As vantagens do tratamento com endolaser são relacionadas ao fato de que evita-se a lesão de outras estruturas vizinhas como pele, tecido subcutâneo, veias normais próximas e o processo inflamatório mais intenso que normalmente ocorre durante um procedimento cirúrgico. Dessa forma, podemos listar como as principais vantagens:

  • Recuperação imediata
  • Dispensa anestesia geral e raquianestesia
  • Sem cortes ou cicatrizes
  • Menor risco de infecção
  • Menor risco de sangramentos
  • Menos dor no pós-procedimento
  • Menos hematomas
  • Menor risco de manchas
  • Menor risco de queloide
  • Retorno imediato ao trabalho
  • Retorno rápido as atividades físicas
  • Dispensa a necessidade de internação em hospitais

Por isso, hoje ele é o tratamento de escolha na rotina da nossa clínica.

Indicações do endolaser

A principal indicação hoje é para quando a veia safena magna ou veia safena parva encontram-se doentes, ou seja, dilatada, insuficiente e com refluxo. Deve ser considerado o tratamento de primeira escolha para esses casos, por apresentar superioridade comprovada e segundo recomendações de inúmeros estudos científicos.

Atualmente, devido a sua conhecida segurança e eficácia, alguns centros médicos especializados no tratamento de varizes, também vem utilizado com sucesso essa técnica para o tratamento de outras veias defeituosas que não apenas as veias safenas, como varizes em pernas e nos pés, como forma de substituir a cirurgia tradicional.

Pacientes que apresentam comorbidades ou risco cirúrgico elevado à cirurgia tradicional, podem ter no endolaser uma opção menos invasiva e mais segura.

Contra-indicações ao endolaser

A principal contra-indicação para realizar esse procedimento seria quando a veia safena apresenta-se muito tortuosa, superficial ou extremamente dilatada, porém com o aperfeiçoamento da técnica e um cirurgião vascular treinado, essas barreiras estão sendo cada vez mais superadas, permitindo um tratamento menos invasivo a um maior número de pacientes.

Desvantagens do tratamento com endolaser

A principal desvantagem do tratamento com endolaser seria o seu custo inicial mais elevado, porém quando levamos em consideração o retorno imediato as atividades e ao trabalho esse custo é facilmente superado.

 

 

Pessoas também leram esses artigos…

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Veia safena magna: quando e como tratar? - Victor Hugo Vascular - […] Hoje, na nossa clínica vascular em Fortaleza, é a primeira escolha para os pacientes com problemas na veia safena,…
  2. Cirurgia de varizes: o que eu preciso saber? - Victor Hugo Vascular - […] Endolaser […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Agendar uma consulta