Tratamento de varizes com laser

Autor: Dr. Victor Hugo

Médico vascular, especialista no tratamento de varizes e outras doenças vasculares, atuante em Fortaleza, Ceará.
O tratamento de varizes com laser revolucionou a forma de eliminar os temidos vasinhos. Hoje conseguimos eliminar mais de 90% dos casos sem necessidade de cirurgia usando o laser transdérmico associado à técnicas de escleroterapia com glicose ou escleroterapia ampliada.

No inicio, quando iniciou-se o uso do laser para tratar varizes, ele apresentava uma baixa eficácia, porém com os equipamentos mais modernos que possuem Nd YAG 1064nm long pulse conseguimos obter resultados excelentes no tratamentos das varizes. Então por isso, fiquem atentos, existem vários tipos de laser que podem ser usados para tratar varizes, porém equipamentos mais antigos e outros tipos de laser não específico para vasos sangüíneos não são tão eficientes e podem decepcionar nos resultados.

Laser transdérmico vascular Nd Yag 1064nm

Esse é o principal laser usado no tratamento de vasinhos e microvarizes localizados nas pernas, rosto e em outras partes do corpo. Ele também pode ser usado no tratamento de outras lesões como: manchas em vinho do porto, hemangiomas, lagos venoso em lábio, nevus rubi, entre outras.

Indicações

Microvarizes e vasinhos

As microvarizes e vasinhos são veias defeituosas que possuem até 3mm de diâmetro e se localizam principalmente nos membros inferiores, porém podem estar presentes em outras regiões do corpo como na face, mama e dorso.

O laser transdérmico é capaz de tratar as microvarizes e vasinhos  sem queimar a pele. Isso acontece porque ele tem uma afinidade muito grande pela hemoglobina presente no sangue.

Casos que antigamente só era possível realizar o tratamento com cirurgia, hoje podem ser retirados de forma eficaz com o laser, um bom planejamento e diagnóstico das veias nutridoras é fundamental para um tratamento bem sucedido com laser.

Ele é tão seguro que se tornou a primeira opção pelos angiologistas e médicos vasculares para o tratamento de vasinhos e vasos em face, principalmente aqueles próximos ao nariz, pois apresenta baixíssimas taxas de complicação quando bem utilizado.

Nevus rubi

O nevus rubi é uma lesão vascular, totalmente benigna que tendem a ser mais frequente com a idade. O seu tratamento é estético e pode ser realizado de forma muito eficaz com o laser.

Manchas em vinho do porto

As manchas em vinho do porto, são lesões planas e de nascença que podem aumentar de tamanho com o tempo. Essas lesões podem causar grande desconforto estético, principalmente quando aparecem no rosto ou quando possuem grandes dimensões. O tratamento também é possível com o laser transdérmico, sendo uma das poucas opções para esses casos, porém o resultado é lento e pode não ser satisfatório em alguns casos.

Lagos venosos

Os lagos venosos são lesões que tendem a aparecer principalmente em lábios ou em outras partes da boca. O laser transdérmico tem resultados excelentes nesses casos.

Cuidados e Contra-indicações

Como todo tratamento médico são necessários alguns cuidados antes de indicar e durante o procedimento como por exemplo:

Pessoas com pele escura: os equipamentos de laser mais modernos podem ser usados em pessoas com peles escuras, porém é preciso cuidado redobrado nesses pacientes pelo risco de queimaduras, o que acontecia frequentemente nos aparelhos mais antigos de laser que não eram tão especificos para a hemoglobina e acabavam atingindo a melanina presente na pele levando a queimaduras. Durante o procedimento, deve ser feito ajustes nos parametros e potência da máquina para que ele possa ser usado com segurança em pessoas de pele escura.

Proteção dos olhos: é necessário o uso de óculos especiais que bloqueiam a luz do laser para evitar acidentes.

Vasos defeituosos maiores do que 4mm, nesses casos é indicado outro tipo de tratamento, pois o laser não apresenta resultados satisfatórios em vasos muito dilatados.

Como age?

O laser para varizes é uma luz de alta intensidade age diretamente nos vasos abaixo da pele, isso acontece pois ele atinge a hemoglobina presente no sangue que circula dentro dos vasos, aumetando a temperatura e eliminando o vaso doente.

Como é o procedimento?

O procedimento se inicia com a identificação de todos os vasos doentes que iremos tratar na sessão. A identificação é feita com ajuda do fleboscopio ou realidade aumentada, são aparelhos que permitem ver os vasos embaixo da pele, que não são tão visíveis ao olho nu.

No consultório, em Fortaleza, realizo a marcação dos vasos mais profundos que serão tratados com um lápis branco, ajudando no tratamento.

Após a identificação e marcação dos vasos que serão tratados é hora de configurar os parâmetros no aparelho, eles são ajustados de acordo com a profundidade do vaso que será tratado, da cor da pele, da região do corpo e do tipo de varizes e vasinhos doentes.

Em peles mais secas, sempre opto por aplicar um hidrante antes da sessão, isso ajuda a evitar a formação de manchas.

O procedimento sempre é acompanhado do uso de um resfriador de pele, ele vai ajudar a evitar queimaduras e a amenizar algum incomodo que possa ter durante o tratamento, anestesiando a pele com o frio.

Complicações

As complicações são raras quando todos os cuidados são realizados, caso contrário pode acontecer e são elas:

Manchas escuras na pele: quando acotecem 90% irão desaparecer em até 1 ano. Todos os tratamentos para varizes tem risco de deixar manchas, inclusive a não retirada das varizes deve evoluir com manchas nos locais das veias. O tratamento com laser é um dos que apresenta o menor risco de formar manchas

Pequenas úlceras: É normal após o tratamento ficarem algumas “casquinhas” e não representam complicação, pois desaparecem em poucas semanas, porém quando o laser não é configurado de forma adequada podem acontecer pequenas úlceras que podem ser dolorosas.

Recomendações

Recomendo procurar um profissional habilitado e com experiência no uso desse tipo de tecnologia, pois ela é muito dependente do operador (o laser por si só não é garantia de um bom resultado), quando bem utilizada, indicada e personalizado para cada tipo de paciente é um método excelente e mais uma opção no tratamento das varizes.

Conte conosco

Espero ter esclarecido boa parte das dúvidas sobre o procedimento, caso ainda tenha mais alguma pergunta não hesite em entrar em contato conosco! Se quiser falar diretamente comigo, posso ajudar pelo instagram clicando AQUI

Pessoas também leram esses artigos…

Ultrassom doppler vascular

Ultrassom doppler vascular

O ultrassom doppler vascular é uma ferramenta indispensável na avaliação de pacientes com problemas vasculares. Ele...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Agendar uma consulta