Ultrassom doppler vascular

Ultrassom com doppler

Autor: Dr. Victor Hugo

Médico vascular, especialista no tratamento de varizes e outras doenças vasculares, atuante em Fortaleza, Ceará.

O ultrassom doppler vascular é uma ferramenta indispensável na avaliação de pacientes com problemas vasculares. Ele consiste de um aparelho especial de ultrassom que tem o recurso chamado de doppler, essa ferramenta vai permitir analisar o movimento do sangue dentro dos vasos, dessa forma fornece informações preciosas sobre a circulação e ajuda na identificação de problemas como veias defeituosas, obstrução ou dilatações em artérias e etc.

O ultrassom doppler vascular pode ser realizado no sistema venoso ou no sistema arterial, são dois exames bem distintos que avaliam diferentes tipos de circulação sangüínea.

Ultrassom doppler venoso de membros inferiores

As principais indicações do doppler venoso são para pessoas que possuem varizes, edema nas pernas, dores nas pernas ou suspeita de tromboses venosas.

Esse é o principal exame que vai auxiliar o cirurgião vascular no diagnóstico da circulação venosa doente. Ele permite identificar se as veias profundas e verificar se a veia safena está normal ou doente, apresentando refluxo e sendo insuficiente, se a veia encontra-se dilatada, etc. O exame fornece inúmeras informações valiosas que irão ajudar no tratamento das temidas varizes.

O ultrassom doppler venoso é um exame totalmente inofensivo e sem efeitos colaterais, podendo ser realizado em todos os pacientes e quantas vezes forem necessários.

Realizo essa exame em todas as pacientes que me procuram na clínica em Fortaleza, sem exceção, pois mesmo nos casos que se apresentam como leves ou com poucos vasinhos, podem apresentar alterações que se não forem identificadas e nem tratadas podem ser responsáveis por um resultado ruim do tratamento.

Como o ultrassom doppler venoso é realizado?

O doppler venoso para avaliar as varizes deve ser realizado preferencialmente com o paciente em pé e os casos com suspeita de trombose podem ser feitos com o paciente deitado.

Nele iniciamos a avaliação desde a região da virilha até o tornozelo para avaliarmos toda a circulação venosa da perna e toda a extensão dos principais vasos.

Ultrassom doppler arterial de membros inferiores

O ultrassom doppler arterial examina as artérias que é a circulação responsável por levar o sangue do coração para o corpo (as veias são responsáveis por trazer esse sangue de volta ao coração).

As principais indicações desse exame são para avaliar pacientes quem possuem ferimentos nos pés, ausência de pulsos, pé diabético, doença ateromatosa, suspeita de aneurismas e fístulas arteriovenosas.

Ele identifica estenoses (obstruções) nas artérias que possam  estar impendindo o fluxo normal do sangue que pode acarretar sintomas como dor nas pernas ou ferimentos.

É, também, extremamente útil para identificar dilatações arteriais (aneurismas) que podem levar a complicações sérias, sendo indicado para pacientes que sabidamente possuem aneurismas em outras artérias do corpo ou são suspeitos após uma avaliação clínica e exame físico pelo médico vascular.

 

 

Pessoas também leram esses artigos…

Tratamento de varizes com laser

Tratamento de varizes com laser

O tratamento de varizes com laser revolucionou a forma de eliminar os temidos vasinhos. Hoje conseguimos eliminar mais...

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Veia safena magna: quando e como tratar? - Victor Hugo Vascular - […] veias do sistema superficial que está normal e em pleno funcionamento. Por isso a importância do ultrassom doppler na…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Agendar uma consulta